Biker Rings
Conheça a história dos anéis dos motociclistas. Sua origem, as influências, os principais significados e a importância deles para a nossa cultura.
Vamos contar um pouco dessa história, onde surgiu, porque os anéis são tão usados e como as cartas do baralho, números e imagens se tornaram tão fortes nessa simbologia.
A Origem
A guerra Civil Mexicana durou 10 anos e causou a morte de mais de 2 milhões de pessoas. Após a guerra o peso mexicano ficou tão desvalorizado que os artesãos locais os derretiam para transformá-los em grandes e pesados anéis que valiam mais que as própria moedas.
Nos anos 40 e 50 os motoclubes americanos que viajavam até as cidades de fronteira com o México compravam esses anéis por apenas cinco dólares como se fossem souvenirs.
Como eram feitos principalmente de prata e bronze, tinham um bom valor de revenda e ainda podiam ser usados como soco-inglês.
Em uma época em que eram comuns brigas entre os motoclubes, nada melhor para não chamar a atenção da polícia do que um inofensivo jogo de anéis de prata, cheios de pontas e relevos.
Atualmente existe nos Estados Unidos um mercado de colecionadores dos modelos originais e muitas fábricas de joias produzem réplicas dos mais famosos.
Cartas do Baralho
Enquanto cruzes de ferro, caveiras e insígnias estão relacionadas ao espírito coletivo, as cartas do baralho mostram muito sobre a personalidade de cada motociclista.
A rotina que os primeiros integrantes de motoclubes levavam era tumultuada e violenta. Viver era um jogo que a morte podia encerrar a qualquer momento. E o que poderia ser mais ligado este estilo de vida do que um jogo de azar?
Foi por isso que as cartas do baralho se associaram ao motociclismo. Inspiraram motociclistas, se tornaram símbolos de desprendimento e coragem e adquiriram peso e tradição.
Ás de Espadas
O Ás de Espadas é a carta do baralho que carrega o maior simbolismo e a única ligada a fatos da história recente.
Durante a Segunda Guerra Mundial os capacetes dos Regimentos de Paraquedistas do exército americano estampavam o Ás de Espadas em seus capacetes para facilitar a identificação.
Até mesmo os pilotos dos esquadrões de caças da Luftwaffe alemã os usavam em seus aviões para dar sorte.
Mais tarde durante a guerra do Vietnã a indústria dos Estados Unidos produziu cartas especificamente para o exército, adicionando imagens de caveira e ossos para reforçar o significado do Ás de Espadas como sendo a Carta da Morte.
O Coringa
O Coringa representa o branco e preto, o bem e o mal, a verdade e a mentira, a vida e a morte. No início não era qualquer um que podia usá-lo em seus anéis.
Originalmente era privilégio do Gypsy Joker, um motoclube americano fundado em 1956 na Califórnia. Eram tão violentos que foram forçados a sair de San Francisco pelo próprio Hells Angels.
Atualmente quem usa o Coringa em seus anéis mostra que segue por uma estrada onde o destino é o seu guia. Sua jornada é baseada na intuição, na sorte, na natureza e na proteção de forças superiores.
O Número 7
O número 7 é sagrado em muitas religiões do mundo. O Antigo Testamento descreve 7 dias de criação. Os cristãos têm 7 virtudes e 7 pecados capitais.
No Islã existem 7 portões celestiais e 7 céus. Durante a peregrinação a Meca os adoradores fazem 7 círculos ao redor da pedra Kaaba.
Muitas culturas antigas adoravam o número 7. Os egípcios tinham 7 deuses supremos primordiais. O número 7 era o símbolo da vida eterna e pertencia ao deus Osíris. E era possível chegar ao antigo reino subterrâneo dos mortos rompendo 7 portões protegidos.
Já para os jogadores o número 7 é um prenúncio de boa sorte. Três setes em uma máquina caça-níqueis é um jackpot, então cada sete individual é um passo a mais para se ganhar uma fortuna.
Com tamanha simbologia não foi sem razão que muitos motociclistas adotaram o número 7 nos seus anéis.
O Número 13
O número 13 tinha diferentes significados dependendo do tipo de motoclube.
Os motoclubes que eram 1% usavam um emblema em forma de losango com o símbolo do 13 dentro. A 13a. letra do alfabeto é M, que significava Maconha ou Metanfetamina, denotando que um motociclista com aquele tipo de patch ou anel vendia ou usava drogas.
Para os motoclubes que não eram 1% o significado era proteção contra o azar. Denotava um espírito rebelde, disposto a desafiar o próprio azar e sair vencedor no final, com coragem, resiliência e persistência. O 13 era o anel dos determinados.
A Caveira
O rei de todos os símbolos no sistema de crenças do motociclista é a caveira. É um dos mais antigos e venerados. Representa a vida e a imortalidade.
Faz parte integrante do guarda-roupa do motociclista porque é responsável pela sua segurança durante o trajeto. Na verdade a caveira afasta a morte.
Tem uma versão que diz que a caveira significa igualdade, pois no fim todos morreremos e seremos iguais. Por mais bacana que seja saiba que este não é o simbolismo original.
Superstição
Muitos motociclistas acreditam em destino, carma, espíritos bons e maus e coisas sobrenaturais.
Alguns deles têm rituais especiais destinados a invocar a boa sorte. Sem realizar tais rituais eles nem sobem na moto. Por exemplo, amarrar os cadarços da bota direita antes da bota esquerda.
Um anel de motociclista é uma manifestação de sua superstição. Eles acreditam que certos símbolos que esses anéis carregam podem salvá-los de problemas, trazer boa sorte e até mesmo afastar a morte.
Espiritualidade
Os motociclistas combinam crenças em poderes sobrenaturais e espiritualidade. Você pode ver simultaneamente símbolos do cristianismo e do paganismo em suas joias.
Eles podem até misturar elementos de diferentes religiões em uma mesma imagem. A cruzes emparelhadas e símbolos cristãos e satânicos ao mesmo tempo são exemplos de que nada é tabu para os motociclistas.
Muitos pilotos usam cruzes cristãs porque acreditam em Deus. A religião não proíbe andar de moto, ela só pode impactar a escolha do simbolismo.
A propósito, a caveira pertence ao grupo dos símbolos cristãos e refere-se à cabeça de Adão. Portanto uma combinação da cruz e uma caveira não é algo fora do normal.
Gostos e Preferências
Você pode ler um motociclista como um livro aberto se adivinhar corretamente o significado dos símbolos em seus anéis. Eles podem falar sobre muitas coisas.
Isso pode ser algo global como sua atitude em relação à vida ou algo específico. Não é incomum exibir anéis com personagens populares e até de filmes.
Seus anéis também podem indicar sua marca de moto, que tipo de música ouve, logotipos de bandas que prefere e assim por diante.
Liberdade
Uma moto oferece liberdade sem precedentes. Combina perigo com sensação de segurança.
A maior segurança de um motociclista é a ausência de julgamento e preconceito, é uma oportunidade de ir além, é o apoio e a aprovação de pessoas que pensam como você.
Ser motociclista significa ter uma vida diferente, mais emocionante. São momentos que permitem que você seja você mesmo e satisfaça seus desejos mais íntimos.
Portanto, os anéis de um motociclista sempre terão a imagem dos seus amigos mais fiéis e de suas crenças mais profundas.