1968 – Honda CB 750 Four
A Honda CB 750 é considerada a mãe das Super Bikes e a Moto do Século. Saiba mais sobre ela neste artigo. No Brasil era conhecida como a 7 Galo.
Recebeu no Brasil o apelido de “7 Galo”, e se tornou o sonho de consumo de toda uma geração. Saiba mais sobre ela neste artigo.
Redefiniu Padrões
A moto era equipada com um motor de quatro cilindros em linha refrigerado a ar e com comando simples no cabeçote.
A Honda saiu na frente da concorrência, adicionou requintes técnicos até então inéditos como itens de série.
Estava criado um novo padrão no mercado mundial. A concorrência sentiu o golpe, a Kawasaki que o diga.
Show de Tecnologia
Além do motor de quatro cilindros em linha com 67 cavalos e refrigerado a ar, tinha freio a disco dianteiro, câmbio de cinco marchas, partida elétrica, torque de 6,5 kgfm a 8.000 rpm e atingia 200 km/h.
Com 4 carburadores da Keihin e tanque de 18 litros, pesava 209 kg. A partir de 1979 a moto passou a ter comando duplo no cabeçote.
Nascida nas Pistas
Soichiro Honda, fundador da empresa e amante das competições, sabia que naquela época para vender motos tinha que ser bem sucedido nas corridas.
Então seus engenheiros produziram um modelo que era uma simbiose entre a tecnologia das pistas e qualidade das ruas. O projeto resultou em desempenho, confiabilidade, design e conforto.
Testada em Segredo
Em 1969 quatro CB 750 foram montadas artesanalmente e enviadas para avaliação nos EUA e na Europa. Apenas duas sobreviveram: a azul está nos EUA e foi comprada por 148.000 dólares. A dourada está no Reino Unido e foi leiloada por 198.000 dólares. A moto que foi apresentada no Tokyo Motor Show era um protótipo, não funcional.
Boa, Bonita e Barata
Custando apenas US$ 1.300 dólares, era quase mil dólares mais barata que as principais rivais. Foi um sucesso de vendas tão grande que a Honda teve que aumentar o preço para reduzir o número de pedidos até que a sua linha de produção fosse reprojetada para conseguir atender à crescente demanda.
Curiosa Raridade
As primeiras 7.000 Honda CB 750 Four tiveram partes do motor fundidas em molde de areia, um método barato já que a Honda não esperava que iria vender tanto. Só depois a fábrica investiu em um processo definitivo e mais caro para a linha de produção. Essas primeiras 7.000 motos viraram peça de colecionador, são raríssimas e muito caras.
Sonho de Consumo
Considerada “inquebrável”, eleita a “moto do século”, reconhecida como “a mãe das superbikes”, também venceu corridas de endurance como o Bol d’Or em 1969 e as 200 milhas de Daytona em 1970. Foram fabricadas 500.000 unidades entre 1968 e 2003. Até hoje chama a atenção por onde passa e ainda tem muitas rodando aqui no Brasil.
Este livro é um guia completo das marcas de motos de A a Z e com mais de 700 fotos. Edição original em inglês e capa dura.