1921 – ACE 4 cilindros
A ACE foi fabricada em 1921 e tinha um motor de 1229 cc e 4 cilindros.
William Henderson entrou na Excelsior Company em 1917, quando lá fabricaram uma moto com 4 cilindros. Mas em 1919, após os engenheiros da Excelsior terem adicionado muito peso ao modelo, ele saiu e criou a Ace.
Com o apoio financeiro do fabricante de bicicletas Max Sladkin, ele projetou uma moto com 4 cilindros mais rápida, mais leve e mais bonita. A ACE foi um sucesso instantâneo, e com isso ele conseguiu financiar o crescimento da produção.
Bill Henderson se certificou de que nenhuma peça da antiga moto se encaixaria em seu novo motor de 20 hp. O virabrequim era mais forte com componentes mais grossos e o volante tornava-se mais pesado para lidar com o aumento da potência do motor.
As bielas foram perfuradas para diminuir o peso e tinham mergulhadores nas tampas para melhorar a passagem do óleo através do sistema de lubrificação. O motor respirava através de grandes válvulas o que melhorava o coletor de admissão e exaustão.
Desde o início, o motor da ACE foi projetado para atrair o piloto esportivo, mas proporcionava uma pilotagem suave. A velocidade máxima era de quase 90 mph, 5 a 10 mph mais rápido do que a antiga moto poderia alcançar.
O quadro foi reforçado para eliminar a flexão quando sob carga, mas ainda permitiu uma posição baixa no assento. O tanque de combustível aerodinâmico era novo com a caixa de ferramentas no topo.
Os para-lamas eram mais largos e tinham um raio diferente para permitir que conjuntos de roda menores com pneus maiores fossem montados.
A primeira ACE chegou ao mercado com o modelos de 1920 e foi concluída em Dupont Dulux Boatswain’s Blue com rodas acabadas em uma cor creme leve.
William Henderson morreu tragicamente em dezembro de 1922, quando ele colidiu com um carro quando estava testando uma de suas motos. Arthur Lemon, seu ex-estagiário que se tornou um designer muito competente, deixou seu posto no antiga Excelsior para então se tornar engenheiro-chefe e designer da ACE Company.
As vendas foram muito fortes em 1923, com um preço atrativo de até 15% menos do que a sua concorrente. Mas mais tarde ficou claro que houve erros de cálculo nessa precificação: ao longo de 1923, a maioria das motos havia sido vendida com prejuízo, um golpe do qual a empresa nunca mais se recuperou.
No final de 1923, uma ACE especialmente preparada, gerando 45 HP a 5400 RPM, conseguiu estabelecer o recorde mundial de velocidade em 129 mph.
Embora as motos ainda estivessem vendendo bem e os pilotos gostassem da ACE, a base financeira havia se tornado tão fraca que a produção foi interrompida em 1924.
Em 1926, a Michigan Motors Corporation assumiu a fabricação um lote de ACEs e em 1927 o projeto ACE foi definitivamente assumido pela Indian Corporation.
Este livro é uma referência indispensável para quem se interessa pela manutenção básica de motos de diferentes tipos, escrito em linguagem coloquial com explicações fáceis de entender sobre como as motocicletas funcionam, como fazer a manutenção e consertá-las quando não funcionam. Edição original em inglês.