1912 – Premier 499 cc
A Premier 1912 tinha um motor mono cilíndrico com potência de 3 ½ HP, 499 cc e válvula lateral.
Desde 1891 a Premier produzia bicicletas e mesmo depois de 1912 isso permaneceu como sua atividade principal.
Nos primeiros anos de produção de bicicletas, a empresa tinha sido muito bem sucedida com uma que tinha o nome de “Kangaroo”.
E esse nome foi mantido como sua marca comercial e também se tornaria o emblema no tanque de gasolina de suas futuras motos.
A primeira moto Premier foi apresentada ao público no Stanley Show em novembro de 1908. Ela foi equipada com um motor White & Poppe.
No decorrer de 1909 uma V-twin de 548 cc foi desenvolvida e colocada no mercado, e no início de 1910 uma single de 499 cc foi disponibilizada.
No final de 1911, um modelo mais leve foi introduzido ao público. Para a temporada de 1912 mais de 14 modelos foram comercializados.
Após a Primeira Guerra Mundial, a produção de bicicletas e motos foi direcionada para um veículo de três rodas que foi um fracasso comercial, levando a empresa à falência.
A fábrica foi então adquirida pela Singer Motors em 1921, mas as motos Premier continuaram a ser produzidas sob licença na Checoslováquia durante os anos 1930.
A Premier 1912 tinha um motor mono cilíndrico com potência de 3 ½ HP, 499 cc e válvula lateral.
Possuía um elaborado sistema de suspensão dianteira e sistema de liberação de exaustão auxiliar, que era uma válvula extra na parte inferior do cilindro que tinha o objetivo de liberar os gases de escape mais quentes em um estágio inicial.
Assim, o motor e a própria válvula de escape aqueciam menos e duravam por mais tempo.
A teoria da engenharia e as leis da física não mudam. Esta publicação é indispensável para aqueles que pretendem conhecer as bases da construção, performance e aerodinâmica das motos. Edição original em inglês e capa dura.